• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Costa Verde e Mar

O litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil. A Rota do Sol é um mostruário completo de suas belezas mais expressivas: praias de areias brancas e águas azuis transparentes, emolduradas por morros verdejantes; balneários movimentados com agitada vida noturna e recantos bucólicos, alguns quase selvagens; enseadas abrigadas e praias de mar aberto.

As belezas naturais, as muitas praias, as variadas opções de lazer e a boa infra-estrutura fazem do turismo a principal atividade econômica da Rota do Sol. Mas não a única. Itajaí, o centro econômico da região, é cidade portuária. Além da expressiva movimentação de contêineres, é o maior terminal pesqueiro do Brasil e o único da região Sul equipado com um píer exclusivo para atracação de transatlânticos turísticos. Aqui ficam também Balneário Camboriú, cidade que recebe o maior fluxo turístico em Santa Catarina durante o verão, e os municípios que formam a Costa Esmeralda – Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

A localização privilegiada é outro grande atrativo da Rota do Sol. Os municípios que pertencem ao roteiro estão muito próximos entre si, e perto de cidades que integram outros roteiros turísticos do Estado: Blumenau, Brusque e Nova Trento, cidades do Vale Europeu, ficam a meia hora de carro de Itajaí. A capital, Florianópolis, uma hora.

Balneário Camboriú
Praias tranqüilas ou agitadas, bons restaurantes, boates e danceterias e uma programação variada tornam Balneário Camboriú um dos destinos brasileiros preferidos pelos veranistas – recebe cerca de um milhão de turistas na temporada. Um passeio nos bondinhos do Parque Unipraias, situado entre a Praia Central e Laranjeiras, oferece uma visão privilegiada e panorâmica da cidade, da baía, do rio, da Mata Atlântica... A Rodovia Interpraias, que liga o município a Itapema, proporciona acesso fácil às belas praias e oferece um cenário deslumbrante. Aqui fica a famosa Praia do Pinho, primeira praia oficial de naturismo no país.

Costa Esmeralda
O tom verde do mar entre Itapema, Porto Belo e Bombinhas batiza este trecho de penínsulas recortadas, enseadas abrigadas, mais de 30 belíssimas praias, mar de águas transparentes com grande visibilidade para a prática do mergulho – mergulhadores de todo o Brasil buscam a região por causa de sua proximidade com a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Os vilarejos de pescadores revelam influências da cultura açoriana, presentes na culinária, baseada em frutos do mar, no folclore e na arquitetura colonial. Na Ilha de Porto Belo, há inscrições rupestres, trilhas orientadas na Mata Atlântica e restaurante panorâmico.

Itajaí, Penha, Balneário Piçarras
Itajaí é uma cidade moderna, progressista. Mas soube preservar o encanto que só as cidades portuárias têm. Além de bonitas praias, possui valioso patrimônio histórico bem preservado, com mistura de traços portugueses e alemães. Ao Norte de Itajaí, ficam os municípios de Navegantes, Penha e Piçarras. Em Navegantes, fica o aeroporto internacional que atende toda a região. Penha, além de belas praias e da cultura açoriana, abriga o Beto Carrero World, o maior parque temático do mundo. Balneário Piçarras oferece boa estrutura para esporte náuticos, natureza bem conservada e intensa vida noturna.

Cidades Turísticas:
Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Itajaí, Penha, Balneário Piçarras

Beto Carrero World, Penha
Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú