• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Vale Europeu

O Vale do Rio Itajaí foi colonizado por imigrantes europeus, principalmente os alemães, que fundaram Blumenau em 1850. No último quarto do século XIX, os italianos instalaram-se próximo às povoações germânicas já existentes. Os descendentes desses povos preservam os costumes dos antepassados na culinária, na arquitetura, no folclore, nas danças e nas festas. A natureza privilegiada da região propicia inúmeras opções de ecoturismo e turismo de aventura.

Blumenau – a maior cidade da região – e Pomerode – “a cidade mais alemã do Brasil” – são as melhores representantes da colonização germânica no Vale, preservando um pedaço da Alemanha encravado em Santa Catarina. Os italianos, responsáveis pela maior corrente de imigração para o Estado, também se fazem presentes no Vale do Itajaí, onde fundaram seu primeiro núcleo de colonização, em 1836, situado no atual município de São João Batista. Outras cidades típicas italianas são Rodeio e Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina. O Vale também tem vocação para o ecoturismo, com destaque para a parte alta, onde fica um dos melhores locais para a prática de rafting no Brasil.

Cidades Alemãs
Blumenau é o centro do enclave germânico em Santa Catarina, famosa por suas malhas, cristais, porcelanas e pela Oktoberfest, maior celebração da cultura alemã fora da Alemanha. Centenas de milhares de visitantes chegam à cidade todos os anos atraídos pela festa movimentada por bandinhas típicas e muita cerveja. Verdadeiro espírito germânico que transparece desde a esmerada limpeza das ruas até o sabor marcante da culinária, passando pelo colorido dos trajes folclóricos e se espalhando por todos os detalhes. Nos arredores, é possível encontrar vilarejos típicos como Vila Itoupava, nos quais os costumes originais dos imigrantes estão ainda mais conservados – ali se pode adquirir delícias caseiras como cucas, licores, conservas e embutidos.

Em torno de Blumenau, as cidades de Brusque, Indaial, Timbó, Gaspar e Guabiruba também apresentam características alemãs marcantes. Mas a pequena Pomerode é parada obrigatória no roteiro. Colonizada a partir de 1861 por imigrantes vindos da Pomerânia, Norte da Alemanha, é uma genuína vila germânica, com casas enxaimel que podem ser admiradas nas principais ruas do centro. Ainda hoje, os costumes dos seus fundadores se mostram profundamente enraizados, a ponto de a maioria dos habitantes se comunicar em algum dialeto alemão.

Rota da Fé
Ficam no Vale Europeu os dois mais importantes santuários católicos de Santa Catarina. O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte. O outro local de peregrinação religiosa é o Vale de Azambuja, em Brusque.

Ecoturismo
No Alto Vale, a geografia de cidades como Ibirama, Apiúna, Doutor Pedrinho, Presidente Getúlio e Rio do Sul, entre outras, além de ser ideal para o ecoturismo, oferece excelentes condições para os esportes de aventura. As corredeiras do rio Itajaí e seus afluentes estão entre as melhores do Brasil para a prática de rafting. Os maravilhosos cenários naturais de Rio de Cedros – lagos cercados por florestas e montanhas – merece uma visita.

Roteiro de compras
A prosperidade é forte característica das cidades do Vale do Itajaí, que se tornaram centros de compras de vários produtos conhecidos por sua qualidade, como porcelanas, cristais, malhas, calçados e produtos de cama, mesa e banho. Parada na Ilha do Remédio.

Cidades Turísticas:
Blumenau, Pomerode, Brusque, Botuverá, Indaial, Timbó, Gaspar, Guabiruba, Rio do Sul, Ibirima, Apiúna, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Nova Trento e São João Batista


Diários de viagem

Confira as experiências de nossos leitores:

» Os lagos das montanhas catarinenses
Por Werner Zotz (2000-06-26 16:30:00)
» Onde o Brasil fala alemão
Por Rogério Monteiro (1999-04-02 15:21:00)
» Canyoning – Emoções no Vale das Cachoeiras
Por Rogério Monteiro (1998-02-06 18:06:00)
» Emoção nas corredeiras
Por Jakzam Kaiser (1996-12-12 16:26:00)
Casa em estilo enxaimel, em Pomerode
Centro de Blumenau