• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Turismo Religioso

Todos os anos, milhares de peregrinos provenientes de diferentes localidades do Brasil acorrem a Nova Trento, cidade de Santa Paulina – segundo destino religioso mais procurado do país – e ao Santuário de Azambuja, no Vale dos Milagres, em Brusque, onde também está o maior acervo de arte sacra popular do país.

Em Santa Catarina, há 22 santuários e uma centena de destinos de peregrinação católica, envolvendo 70 municípios. Dois se destacam pela organização de grandes festas e por receberem romeiros durante todo o ano.

Nova Trento
Desde a beatificação de Madre Paulina, em 1991, até a canonização em 2002, Nova Trento consolidou-se como o segundo mais importante destino de turismo religioso do país. O local onde a primeira Santa brasileira – Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus – iniciou sua vida e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição é hoje o Santuário Santa Paulina. A cidade ainda possui o bonito Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, no alto do Morro da Cruz. Com apenas 10 mil habitantes, Nova Trento mantém o jeito de cidade do interior, refletindo a forte presença da cultura italiana, mas recebe cerca de 40 mil visitantes todos os meses, número que pode aumentar em datas especiais como o segundo domingo de julho (Dia de Santa Paulina), terceiro domingo de maio (canonização) e outubro (beatificação). Ou, ainda, em feriados religiosos como Corpus Christi e Finados.

Vale de Azambuja
Conhecido como Vale dos Milagres, abriga gruta com fonte de água e imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, Museu Arquidiocesano – considerado um dos mais completos acervos de arte sacra popular do Brasil – e o Santuário de Azambuja. Visitado por devotos de todo o país, no terceiro domingo de agosto promove a Festa de Azambuja, que atrai até 80 mil fiéis.

Vista do alto do Morro da Cruz, em Nova Trento
Santuário de Azambuja, em Brusque