• Português
  • Español
  • English
  • Alemao
  • Francês

CONTATO

Estâncias Termominerais

Santa Catarina possui fontes de águas termominerais com excelentes propriedades terapêuticas e relaxantes em mais de uma dezena de cidades, em cinco regiões: Grande Florianópolis, Sul, Caminho dos Cânions, Vale do Contestado e Grande Oeste.

A oferta de águas termominerais em Santa Catarina é generosa. Inclui 13 cidades em cinco regiões do Estado. Cada uma delas com características peculiares, que justificam percorrer integralmente o roteiro de termas catarinense. O maior incentivo, sem dúvida, é a qualidade das fontes, comparáveis às melhores do mundo – têm propriedades terapêuticas que vão desde o combate ao estresse e a doenças crônicas até o rejuvenescimento. A infra-estrutura de hospitalidade varia: há hotéis sofisticados, pousadas confortáveis, rústicas áreas de acampamento... Em comum, o cenário natural de beleza exuberante.

Grande Florianópolis
A região conta com termas em duas cidades vizinhas. Na pequena Águas Mornas, fundada por alemães, encontra-se hotel com capacidade para 180 pessoas e ótima infra-estrutura: piscinas, banheiras, opções de lazer e práticas desportivas. Em Santo Amaro da Imperatriz, está o Caldas da Imperatriz, primeira estância termal do Brasil, que ganhou esse nome devido à visita do casal imperial Dom Pedro II e Dona Thereza Cristina, em 1845. Santo Amaro conta com mais dois hotéis, camping e parque aquático, com capacidade total de 600 leitos. Destaque para o Plaza Caldas Spa Resort, com 160 apartamentos e serviço qualificado. As cidades estão localizadas a 35 km de Florianópolis.

Encantos do Sul / Caminho dos Cânios
As regiões contam com fontes termais em Gravatal, Tubarão (duas) e São João do Sul. O Complexo Hidromineral de Gravatal é considerado o melhor do mundo depois de Aux-Les Thermes, na França. O Grupo Gravatal – Hotel Internacional, Termas Hotel e o parque aquático – oferece 485 leitos, restaurante internacional, piscinas de águas termominerais, banheiras medicinais nos apartamentos, banhos de argila hidrotermal, salão de beleza, sauna, massagem, boate e loja de conveniências.

Em Tubarão, as Termas da Guarda ficam a 11 km do centro da cidade, com acomodações para mais de 200 pessoas, além de camping. Nas Termas do Rio do Pouso a estrutura consiste de hotel fazenda e camping, piscinas termais, lago, banhos de lama medicinal e de imersão e áreas de lazer. Por fim, já na divisa com o Rio Grande do Sul, fica o município de São João do Sul, que abriga a única estância de água termal salgada do país. A infra-estrutura é rústica – piscina, algumas banheiras de hidromassagem e camping.

Vale do Contestado
A encantadora Treze Tílias confere charme ao roteiro das termas. Os hotéis são abastecidos com águas termais e oferecem 700 leitos. No inverno o termômetro pode chegar a 10ºC negativos. Está situada a 495 km de Florianópolis.

Em Piratuba, o lençol de águas termais a 700m de profundidade foi descoberto por acaso pela Petrobrás. A cidade impressiona pela estrutura hoteleira, oferecendo 1.700 leitos em 16 hotéis, além de outras alternativas de hospedagem. O Parque de Águas Termais conta com sete piscinas, quadras de esporte e clínica para tratamento com argila medicinal.

Grande Oeste Catarinense
No Oeste, seis municípios oferecem fontes de águas termais: Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, Quilombo, Caibi e Saudades. A estrutura turística ainda é incipiente, mas a qualidade das águas vale a visita. Destaque para Quilombo, única cidade em Santa Catarina com um parque de águas sulfurosas, instalado em plena praça central.

Estância de Santo Amaro da Imperatriz
Estância termomineral em Chapecó